Dale documentário! Próximas paradas: Santa Flora e Palma março 31, 2017


Para vocês que acompanham a nossa produção, aí vai uma novidade. Neste ano vamos produzir mais dois documentários sobre os distritos santa-marienses. É a vez de Santa Flora e Palma. Os documentários fazem parte do projeto Por Onde Passa a Memória da Cidade que é financiado pela Lei de Incentivo à Cultura de Santa Maria.

O documentário sobre Santa Flora está em fase de pesquisa e terá direção de Paulo Tavares. Nas buscas de pré-produção, Paulo comenta que o distrito é o maior em extensão territorial de Santa Maria e também que surgiu de uma sesmaria. O distrito de Santa Flora é localizado no sul de Santa Maria e foi formado por uma parte do distrito de Arroio do Só e outra de Dilermando de Aguiar, que hoje é um município.

Segundo ele, Santa Flora “tem características de trabalhar a questão agrícola’’. Paulo explica que na agricultura os moradores do território trabalham com plantação de arroz e soja, além da pecuária. Outro elemento muito forte na região é a religiosidade. O nome do distrito deve-se devido a padroeira da localidade.

Já o distrito Palma fica situado na região leste da cidade. A produção do documentário deverá iniciar no mês de julho. O projeto Por Onde Passa a Memória da Cidade nasceu em 2008 com o propósito de manter viva a memória da cidade de Santa Maria. Em 2014, a proposta começou sua incursão pelo interior para documentar os nove distritos que compõe o coração do Rio Grande.

Já estão disponíveis no canal da TV OVO Arroio do Só (2015), com direção de Neli Mombelli e Denise Copetti, Boca do Monte (2016), dirigido por Neli Mombelli e Arroio Grande (2016), dirigido por Paulo Tavares. E saindo do forno este ano Santo Antão e São Valentim.

Se você é de Santa Flora ou Palma, conhece alguma história, tem fotos ou documentos desses lugares, conte ou envie para a gente tvovo@tvovo.org

Por Helena Moura

santa flora

Tags:, , , , , , , ,
Postado por: TV OVO

Comentários

Deixe uma resposta