Encerramento do curso profissionalizante de editor de áudio e vídeo julho 25, 2016


curso editor

O curso profissionalizante de editor de áudio e vídeo encerrou no último sábado com 13 profissionais com registro e certificado concedido pelo pelo Sindicato dos Radialistas. O curso foi uma parceria do Sindicato, Uninter e TV OVO. As aulas iniciaram no dia 19 de março e encerraran  no dia 23 de julho, com carga horária de 300 horas.

Segundo Paulo Tavares, um dos professores do curso, para se exercer a profissão de editor de áudio e vídeo em uma empresa de radiodifusão, a pessoa precisa do registro, que é dado pelo Ministério do Trabalho com uma avaliação do Sindicato dos Radialistas. Este curso “tem esse objetivo, de o pessoal ter a formação pra ter o certificado e encaminhar o registro profissional na área de editor de áudio e vídeo”, explica Paulo.

A partir de um contato da  regional do Sindicato dos Radialistas-RS, a TV OVO  ficou responsável por preparar o conteúdo e ministrar as aulas, tanto práticas quanto teóricas.  As aulas teóricas englobavam temas como linguagem cinematográfica, história da televisão, legislação, entre outros; enquanto as práticas eram sempre ligadas com uma parte teórica, como teoria da montagem e laboratório de montagem, edição linear e não linear, edição de som e projeto experimental. O curso foi uma oportunidade de reafirmar a experiência da TV com oficinas de formação.

Foi pela possibilidade de obter o certificado e poder encaminhar o registro que Tales Richter se interessou pelo curso. “Vi uma ótima possibilidade de somar ao trabalho que eu já venho desenvolvendo como editor, absorvendo conhecimento técnico e prático passado pelos professores”. Joana Gunther, que é formada em Jornalismo, foi atrás do curso para se aprofundar em questões já estudadas na graduação. Joana ainda conta que se interessou bastante e gostou por não ser apenas a prática da edição, mas todos os estudos teóricos também. Já o aluno Ítalo Bicca vem toda semana de São Borja, onde cursa Publicidade e Propaganda na Unipampa, para participar das aulas.

Nos quase quatro meses de curso, o ambiente de ensino proporcionou um espaço que foi além da transmissão de conteúdo, a troca de experiência entre os professores e alunos e o compartilhamento de referências audiovisuais transformou os sábados em um lugar de crescimento profissional e pessoal.

Por Nicoli Saft
Fotografia Paulo Tavares

 

Tags:, ,
Postado por: TV OVO

Comentários

Deixe uma resposta