Documentário sobre Boca do Monte em produção junho 29, 2015


Quando falamos da identidade de uma cidade, por vezes, nos esquecemos de mencionar o interior. É nesse movimento de registrar e de juntar as peças da diversidade que compõe Santa Maria que a TV OVO está em fase de produção do segundo documentário sobre os distritos do município.

O local a ser documentado agora é Boca do Monte, conhecido por dar origem ao primeiro povoamento de Santa Maria e que por pouco não sediou a cidade. Além disso, o distrito tem no seu legado traços da cultura indígena, um marco que dividia as terras entre portugueses e espanhóis, além de várias agroindústrias. Boca do Monte tem sua economia baseada na agricultura, mas a sede tem crescido nos últimos anos e cada vez mais apresenta características urbanas.

Para contar todas essas histórias, a equipe da TV OVO passou o último sábado, 27/06, gravando depoimentos de moradores e registrando imagens. Nesta segunda-feira, a equipe volta ao distrito para gravar com alunos da escola Boca do Monte. São eles que vão falar a respeito do nome da localidade que tem origem a partir do termo indígena Cayura. A produção continua até início de agosto.

O documentário faz parte do projeto Por Onde Passa a Memória da Cidade e é financiado pela Lei de Incentivo à Cultura de Santa Maria (Lic/SM). Ainda neste ano, dentro do mesmo projeto, será produzido um documentário sobre Arroio Grande. A previsão é que os dois sejam lançados no final do segundo semestre.

Em 2014, a TV OVO registrou a história do distrito de Arroio Grande, que acabou de ser disponibilizado na íntegra. Assista!

Sinopse: Pelos trilhos do trem chegaram os tempos áureos, e pelo mesmo caminho o progresso parece ter escapulido. Hoje, Arroio do Só vive um período em que busca se recuperar das mudanças bruscas pelas quais passou. É um lugar carregado de histórias, lendas e lindas paisagens no interior de Santa Maria/RS.

Canabarro - Boca do Monte

Tags:, , , , , , ,
Postado por: Neli Mombelli

Comentários

Deixe uma resposta