TV OVO exibe documentário na Escola Marieta d’Ambrósio maio 16, 2014


Nessa sexta-feira, dia 15, os alunos da Escola Marieta D’Ambrósio, de Santa Maria, assistiram ao DVD Por Onde Passa a Memória da Cidade 2013 nos turnos da manhã e da tarde. O audiovisual apresenta quatro documentários sobre Benzedores e Conhecedores de Ervas Medicinais.

Os alunos fizeram perguntas sobre o tema e sobre a oficina de vídeo ao coordenador da TV OVO, Paulo Tavares. A mostra foi acompanhada pela professora Ceres Teixeira de Paula, que foi uma das pesquisadoras da temática para a elaboração do documentário. Ela também é filha de um dos personagens: Seu Rui de Paula.

Ceres contou aos alunos sobre o valor da produção para os benzedores que participaram do DVD:

- Imaginem a emoção dessas pessoas depois que foi lançado. É impagável.

 

Texto de Renata Teixeira (1º semestre de Jornalismo – Unifra e integrante do Núcleo de Comunicação da TV OVO)

 

Tags:, , , , ,
Postado por: TV OVO

Comentários

Uma resposta para “TV OVO exibe documentário na Escola Marieta d’Ambrósio”

  1. Ceres Teixeira de Paula disse:

    Olá TV OVO! Fiquei extremamente feliz da participação de vocês na Escola Marieta,porque uma coisa é dizer algo para o aluno, outra é ser comprovado,através de um vídeo, aquilo que foi falado. Os meninos chegaram felizes em sala de aula,fizemos uma roda de diálogo, e foi bastante comovente suas falas e histórias. Mas o que realmente me comoveu foi aquilo,que não dito, através de um gesto ou mesmo de uma nesga de olhar perdido, como se fossem resgatar algo que nunca tinha sido dito ou falado antes.Após o debate, lemos o material informativo e em seguida construíram textos de entendimento pessoal. Algumas frases seriam dignas de publicação ,se as tivesse em mãos. Sinto, enquanto professora que a Escola não tem o compromisso com o hoje,o agora e, sim com algo que está no futuro.Desta forma o aluno acostuma ,que tudo na escola é passageiro ou um dia será cobrado de alguma forma. Digo sempre a eles ,que a vida é concomitante e que por sermos seres histórico-sociais-econômicos-afetivos-físicos-mentais-espirituais… é tudo junto e misturado.Não sei se, pela pouca idade , eles têm o alcance de minhas palavras ,mas acredito piamente,que estou plantando uma sementinha ,ela um dia será uma bela árvore. Assim como o é o trabalho de vocês, obrigado pelo excelente material didático, pelo sensibilidade como foi foram realizados os trabalhos com todos os idosos do vídeo.E, principalmente por este trabalho de formiguinha ,que é resgatar histórias da nossa terrinha tão amada. Muitas Luzes de Paz e Harmonia sobre toda a equipe de profissionais da TV OVO. Ceres Teixeira de Paula.

Deixe uma resposta