Ovos Voadores na tela da TV OVO abril 27, 2014


 

Não é só de ovos de chocolate que se faz um mês de abril. A turma do Desenho Industrial que o diga. Foram dias de preparação, planejamento e testes. Tudo para criar uma embalagem com materiais orgânicos que acomodasse 03 ovos em seu interior. Simples? Nem um pouco! Além de bonita e funcional, a embalagem teria que aguentar uma queda de 10 metros de altura, sem quebrar nenhum dos ovos.

O projeto Ovos Voadores, da disciplina de Laboratório de Soluções de Problemas, já é velho conhecido do Centro de Artes e Letras da UFSM. Mesmo assim, a cada ano, atrai mais atenção e curiosidade, graças à criatividade dos calouros e a dedicação do professor Máucio Rodrigues.

Criado em 2004, o projeto teve várias inovações ao longo de sua trajetória. Neste ano, o objetivo era criar uma embalagem original, econômica e, acima de tudo, sustentável. Algodão, massa de pão de queijo, carvão e até uma abóbora são alguns exemplos de materiais orgânicos usados na fabricação e pintura das embalagens. Videogames, desenhos animados e a Páscoa foram algumas ideias que inspiraram o visual e a estética dos projetos.

De todos os grupos, apenas 02 conseguiram a façanha de não quebrar os ovos: o grupo “Projeggtil”, inspirado no jogo Mario Bros, que deixou todos os ovos intactos; e o grupo “Pombo de Ovo”, inspirado no livro do Harry Potter, em que apenas um ovo teve uma leve “rachadura”. Como premiação, os integrantes dos dois grupos receberam DVDs com as últimas produções da TV OVO. Mais do que um simples ato de arremessar ovos pela janela, o projeto ensinou aos alunos a procurar alternativas criativas para problemas reais por meio trabalho em equipe.

A ideia de unir um dos projetos mais icônicos da UFSM à TV OVO já era desejo antigo do professor Maucio, que se concretizou agora em 2014. Um ano especial, que marca uma década dos Ovos Voadores, e a maioridade da TV OVO, que completa 18 anos de existência em 2014.

Postado por: Graziele Kemmerich

Comentários

Deixe uma resposta