Benzer é ter fé setembro 19, 2013


Aos 81 anos de idade, Dona Leontina só diz não benzer tantas pessoas como antes porque caiu e quebrou uma perna. Agora, para andar, precisa da ajuda de uma muleta. Mesmo assim, ela é incansável e diz que não tem segredo nos benzimentos, há somente fé.

Já são 65 anos que ela ajuda ao próximo, sussurando orações e inclinando um raminho verde sobre quem espera por alguma cura. E garante: “As crianças que eu benzo ficam arteiras por causa da oração de Cosme e Damião”.

Isso é uma amostra do que a edição do projeto Por Onde Passa a Memória da Cidade deste ano irá trazer. Serão quatro documentários que registram as vivências e a tradição de benzedores e conhecedores de ervas medicinais. Um saber que tem se perdido com o passar do tempo, mas que a TV OVO busca recuperar para que não se percam para sempre.

Em agosto, gravamos a história de Seu Rui de Paula. No último dia 14, gravamos com Dona Leontina Silva. As próximas gravações deverão ser outubro. A iniciativa tem o apoio da Lei de Incentivo à Cultura de Santa Maria (LIC-SM) e da 8ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE).

Tags:, , , , ,
Postado por: TV OVO

Comentários

Deixe uma resposta