O Brasil em movimento junho 25, 2013


Nos últimos dias, centenas de cidades foram tomadas por manifestações e protestos em todo o Brasil. O movimento, que começou contra o aumento das passagens de ônibus, ganhou apoio da sociedade e se tornou uma voz contra as insatisfações de milhares de brasileiros. O fim da corrupção, a destinação de 10% do PIB para a educação, a saída de Marcos Feliciano da presidência da Comissão de Direitos Humanos e Minorias na Câmara Federal, o alto investimento na Copa do Mundo e a PEC 37 (retira o poder de investigação criminal de alguns órgãos, sobretudo, do Ministério Público) são alguns dos motivos estampados em cartazes e presentes nas reivindicações gritadas e cantadas pelos manifestantes. Em Santa Maria, o pedido de justiça pela tragédia da Kiss também fez parte dos protestos realizados na quinta-feira (20/06), que reunião mais de 12 mil pessoas, e no sábado (22/06), que levou às ruas cerca de 30 mil pessoas.

Por ser um movimento recente, é difícil saber quais as consequências práticas que as manifestações podem trazer para o nosso país – além da redução das passagens que já foi concedida em diferentes cidades. Nós, enquanto  TV OVO, vemos como de grande importância esses manifestos, que levam principalmente a juventude para as ruas, que se vislumbram como espaços democráticos de discussão e diálogo da sociedade.

E, para além disso, acreditamos que a juventude, e os cidadãos como um todo, também precisam buscar locais onde possam exercer na prática a sua cidadania e manifestar suas ideias. Locais como, por exemplo,  conselhos consultivos e deliberativos do município, audiências públicas, plenárias de consulta popular, enfim, espaços abertos de deliberação, onde é possível buscar mudanças e avanços em diferentes áreas e até mesmo escolher onde deve ser investido o dinheiro do nosso país.

Veja cenas do protesto realizado no sábado, dia 22 de junho, que percorreu as principais ruas de Santa Maria.

[youtube 7J9j1HfV6ZA nolink]

Tags:, , ,
Postado por: TV OVO

Comentários

Deixe uma resposta