TV OVO aprova projeto na FAC estadual outubro 19, 2012


A Oficina de Vídeo TV OVO foi uma das iniciativas contempladas no Fundo de Apoio à Cultura do Rio Grande do Sul com o projeto ”A semi-lua e a estrela”. A iniciativa quer registrar a história das Cavalhadas que são realizadas há décadas em Caçapava do Sul, região central do estado.

O FAC audiovisual ”Documenta Rio Grande” contempla experiências criativas e inovadoras na área de documentários que impulsionam a realização autoral e independente.

O documentário ”A semi-lua e a estrela” tem previsão de 26 minutos e trata da apropriação das cavalhadas pela comunidade sul-rio-grandense de Caçapava. Provenientes da Península Ibérica, as cavalhadas representam a disputa entre os cristãos e mouros, ressaltando a vitória dos primeiros.  O Rio Grande do Sul é conhecido como o estado da cultura do Centro de Tradição Gaúcha (CTG). Buscando mostrar outros recortes culturais do estado, o documentário explora a apropriação do tradicionalismo gaúcho na prática das cavalhadas, já que elas são organizadas em Caçapava do Sul por um dos CTG’s do município.

Confira o resultado: http://www.lic.rs.gov.br/uploads/1350615316selecao_edital_sedac_9_2012.pdf

Tags:,
Postado por: TV OVO

Comentários

Deixe uma resposta