Livro debate patrimônio e desenvolvimento local junho 11, 2012


A Editora Medianiz convida para o lançamento do livro ”As raízes do futuro: o patrimônio a serviço do desenvolvimento local”, de Hugues de Varine, a ser lançado no dia 27 de junho no auditório do antigo prédio da reitoria da UFSM.

O livro será lançado também em Belém (PA), bem como em Ouro Preto (MG), Porto Alegre (RS), Picada Café (RS) e São Miguel das Missões (RS). Em Belém, o lançamento fará parte do IV Encontro Internacional de Ecomuseus e Museus Comunitários, que ocorre entre 12 e 16 de junho. Giane Escobar, representante do Museu Comunitário Treze de Maio, é organizadora da mesa redonda Cidadania e Protagonismo Comunitário, no dia 15 de junho.

Mais informações www.abremc.com.br

Leia a resenha do livro e a biografia do autor fornecidas pela Editora Medianiz:
VARINE, Hugues de. As raízes do futuro: o patrimônio a serviço do desenvolvimento local. Porto Alegre: Medianiz, 2012.
Nas páginas do valioso As raízes do futuro, o leitor encontrará a trajetória intelectual e a experiência do consultor internacional Hugues de Varine no  movimento de construção, em diversos países, dos ecomuseus e museus comunitários. Partindo de princípios, ideias e sugestões, ele se baseia no vínculo entre patrimônio, ação comunitária e desenvolvimento local sustentável. Varine aponta com maestria as possibilidades da museologia inovadora e participativa no seio do cotidiano comunitário, da riqueza dos rastros do passado e do presente direcionados ao futuro. Associa e valoriza a relação do patrimônio (individual ou coletivo) com os caminhos instigantes e reveladores da cultura viva, do desenvolvimento e da sustentabilidade.Concebido com vivências pessoais e coletivas, As raízes do futuro inova a visão de patrimônio. Revela a necessidade de reconhecê-lo e de inventariá-lo com vista à mudança, registrando as memoráveis experiências de comunidades que já promoveram a prática da museologia comunitária.  Essas vivências foram acrescentadas pelo autor a esta edição em língua portuguesa sob o nome de Fichas referenciais de casos exemplares. O livro é um relato cativante do aprendizado, das conquistas e das previsões do mestre e de seu aprimoramento na sabedoria das comunidades.
Hugues de Varine é consultor internacional na área da museologia e do desenvolvimento. Formado pela Universidade de Paris, com pós-graduação em História e Arqueologia, ocupou cargos de vice-diretor e diretor do Conselho Internacional de Museus (Icom), fundou o Ecomuseu de Le Creusot-Montceau e atuou no Ministério da Cultura da França, na área de desenvolvimento cultural e de avaliação de políticas culturais. Fundador da Asdic Consultores, entidade especializada em desenvolvimento de comunidades, participa de missões de desenvolvimento cultural, social e econômico de comunidades urbanas e rurais da França e da União Européia, incentivando práticas culturais e de consolidação do desenvolvimento local. Internacionalmente participou de projetos na Alemanha, Suécia, México, Brasil, Canadá, Portugal, Grécia, Hungria, Irlanda e Reino Unido, entre outros. Autor de A cultura dos outros (Paris: Seuil, 1976); A iniciativa comunitária (Macon: MNES & W, 1992); Cidade, cultura e desenvolvimento (Paris: Syros, 1995, com Jean Michel Montfort); e As raízes do futuro (Asdic, 2002), além de artigos em periódicos franceses e publicações internacionais sobre museus, patrimônio, ação comunitária e desenvolvimento local.

Tags:
Postado por: TV OVO

Comentários

2 respostas para “Livro debate patrimônio e desenvolvimento local”

  1. Marisa Beal disse:

    Prezados,
    Como podemos adquirir a Obra de Hugues de Varigue.
    Aguardo.
    Marisa

  2. julia disse:

    Olá, Marisa

    Sugerimos entrar em contato com a editora: http://www.editoramedianiz.com.br/contato.html
    Att,
    Júlia

Deixe uma resposta