Por Paulo Tavares
Impossível ver o curta-metragem Terra Prometida e sair como se nada aconteceu. É envolvente do começo ao fim. Um drama no sentido extremo da palavra e com qualidade técnica impressionante. Uma história sensível, com uma direção e atuações tocantes e impecáveis. Um filme para ser visto sempre e cada vez se perceberá algo de novo naqueles silêncios e naqueles olhares.
Terra Prometida fala sobre a relação entre morte, solidão e o que isso pode causar a uma família humilde e perdida em meio a terras de latifúndios. A trama acontece no velório de Chico, um domador de cavalos, que morreu ao executar um trabalho para o fazendeiro Canabarro.
O curta tem direção do gaúcho Guilherme Castro e é baseado no conto de Tailor Diniz, do livro “Trégua para o silêncio”.
[youtube aPn8CC_8Z7g#!]
Premiações: Melhor Filme, Melhor Roteiro, Melhor Atriz, Melhor Ator, 34º Festival de Gramado – Cinema Brasileiro e Latino, Gramado, 2006; Candango de Melhor Filme, 39º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, Brasília, 2006; Melhor Roteiro, 8ª Mostra Londrina de Cinema, Londrina, 2006; Melhor Filme, 1º Festival de Cinema e Vídeo de Muriaé, MG, 2006; Menção especial pela direção e brilhante interpretação de Araci Esteves, Festival Internacional de Cortometrajes “Oberá en cortos”, 2007; RBSTV – CURTAS NA TELA, RS, 2006.
Terra PrometidaPublicado originalmente aqui.
Tags:curta gaúcho, paulo tavares
Deixe uma resposta