TV OVO é finalista no Prêmio Cultura Viva novembro 1, 2010


A Oficina de Vídeo TV OVO, através do Ponto de Cultura Espelho da Comunidade, está no páreo por mais um prêmio do Ministério da Cultura, MinC. O projeto “Por onde passa a memória da cidade” está entre as 40 iniciativas finalistas do Prêmio Cultura Viva, o qual tem o objetivo mobilizar, reconhecer e dar visibilidade a práticas culturais desenvolvidas em todo o território brasileiro. A TV OVO concorre, na categoria Ponto de Cultura, com outras dez iniciativas e é o único representante do RS. “Por onde passa a memória da cidade” consiste no resgate e valorização do patrimônio material e imaterial de Santa Maria e compreende uma série de reportagens e documentários sobre a história e as estórias de ruas, prédios, bairros…

O projeto é anterior ao Ponto de Cultura Espelho da Comunidade. No início chamava-se “Memória das Comunidades”, quando foram produzidos documentários sobre alguns bairros e vilas da cidade. Com o Ponto de Cultura, a partir de 2005, a idéia seguiu viva no Programa TV no Ônibus, dentro do quadro “Pilares da História”. Entretanto, a TV OVO sentiu a necessidade de ampliar o tema, por isso criou “Por onde passa a memória da cidade”. O projeto iniciou oficialmente com a produção de dois documentários sobre as ruas Dr. Bozano e Avenida Rio Branco: 1ª Quadra e Avenida Progresso, respectivamente. Porém, passou abranger todas as produções audiovisuais sobre patrimônio, feitas pela TV OVO.

Com o tema Comunicação e Cultura, a 3° Edição do Prêmio recebeu 1.794 inscrições, de 750 municípios brasileiros. As inciativas passaram por um sistema de avaliação que consiste: 1ª Etapa – Análise preliminar; 2ª Etapa – Seleção das 120 iniciativas semifinalistas (os projetos classificados aqui já recebem o Selo Cultura Viva); 3ª Etapa – Seleção das 40 iniciativas finalistas; 4ª Etapa – Seleção nacional das 12 iniciativas premiadas ( FASE A – Visitas técnicas e FASE B – Seleção dos premiados).

Das dez iniciativas selecionadas por categoria (Gestor Público; Grupo Informal; Organização da Sociedade Civil e Ponto de Cultura), somente três irão receber o Prêmio. Na primeira semana de novembro, a TV OVO recebe a visita de um profissional técnico do MinC, o qual vai acompanhar um dia de trabalho da equipe que integra a instituição.

Confira o depoimento do Ministro da Cultura, Juca Ferreira, sobre a 3° edição do Prêmio Cultura Viva:

[youtube Ic7LFpCQaMo]

Tags:, , , ,
Postado por: TV OVO

Comentários

Uma resposta para “TV OVO é finalista no Prêmio Cultura Viva”

  1. Paulo Tavares disse:

    Parabéns TV OVO.
    Fico orgulhoso com notícias como esta.
    Continuem firme no trabalho cultural.
    Abraço.

Deixe uma resposta