Cineclube Abelin no SMVC setembro 3, 2010


De acordo com a estimativa do IBGE de 2009, Silveira Martins, um dos berços da colonização italiana no Rio Grande do Sul, tem menos de 3 mil habitantes. Nos últimos meses, a pequena cidade passou a ter um pólo da Universidade Federal de Santa Maria, com sede no antigo Colégio Bom Conselho (foto ao lado), o que fez com que vários estudantes do município ou da região fossem realizar seus estudos acadêmicos por lá. A partir do dia 15 de setembro, Silveira Martins vai contar ainda com sessões cineclubistas todas as terças-feiras, às 19h, no auditório da escola. O Cineclube Aberlin nas Nuvens surge com a proposta de levar produções audiovisuais e debates sobre cinema para a população local.

Na última quarta-feira, relacionado com o 9º Festival Vídeo e Cinema de Santa Maria, ocorreram duas sessões da Mostra Cineclubinho para 180 crianças de escolas de Silveira Martins. Quando as portas do auditório se abriram, as crianças correram para pegar o melhor lugar para assistir os curtas. Muitas, que nunca foram ao cinema, se encantaram com ”Sweet Karolyne”, produção paraibana, e com as animações ”Um dragão no meu baú” e ”Conquistadores”. Entretanto, o curta que as crianças mais gostaram foi ”Leonel Pé de Vento” (veja site).

Premiado no 7º Festival Vídeo e Cinema de Santa Maria e dirigido por Jair Giacomini, o curta-metragem conta a história de Leonel, um menino que vive na região de Vale Vêneto e é ignorado por muita gente por não ter, literalmente, os pés no chão. Leonel vive isolado, dormindo ou lendo nas nuvens. A história conta sua superação e o auxílio fundamental que recebe de uma amiga, a Mariana. É uma ótima história que encanta pela temática da diversidade cultural, pela trilha sonora e ilustração e ainda mais pelo exemplo de vida.

Texto: Júlia Schnorr

Fotos: Prefeitura Municipal de Silveira Martins e Júlia Schnorr


Tags:, ,

Postado por: TV OVO

Comentários

Deixe uma resposta