Homenageado local recebe Troféu Vento Norte agosto 31, 2010


A entrega do Troféu Vento Norte ao homenageado local foi um dos pontos da abertura do 9º Santa Maria Vídeo e Cinema – SMVC . Jair Alan Cortês Siqueira é o escolhido desta edição do Festival. Jornalista por formação, Siqueira se define como um apaixonado por cinema. Foi a sétima arte que abriu novos horizontes na sua vida pessoal e artística. “O cinema me fez descobrir a música e o teatro”, explicou Siqueira que também é músico.

Para Jair Alan, a oportunidade de ser homenageado do 9º SMVC, é o reconhecimento de toda uma geração que “lutou” em prol do audiovisual na cidade. O crítico de cinema do jornal A Razão, faz cinema desde os anos 70 e atuou em cerca de 40 comerciais. Um comercial que rendeu reconhecimento estrangeiro. Japoneses da Yashika vieram à Santa Maria conhecer aquele que, segundo os nipônicos, era ator do melhor comercial da nova máquina fotográfica da empresa.

Siqueira, ainda explicou sobre a grande representatividade do longa A Noviça Rebelde, em sua vida, deve-se principalmente ao fato de seu pai ter um temperamento parecido ao do capitão Von Trapp. Um homem rígido, rigoroso, seguidor dos “bons costumes”. “Já é uma tradição de família assistir A Noviça Rebelde,. É uma mania”, definiu ele, que também é editor-chefe do Jornal da UFSM.

Ao final de seu discurso ele defendeu que os museus da cidade tenham locais para abrigar acervos audiovisuais. “Temos que manter vivas nossas memórias”, com essa intenção o jornalista, ator e músico encerrara seu discurso deixando uma ideia para resgatar o passado e preservar o presente.

Texto: Paulo Ricardo Cadore

Fotos: Marcelo Cabala e Júlia Schnorr

Tags:, ,
Postado por: TV OVO

Comentários

Deixe uma resposta