Retalhos brasileiros: Abayomi julho 10, 2010


Na língua africana ioruba, “Abayomi” significa “meu momento’, “meu presente” e dá nome às Bonecas Negras idealizadas pela maranhense Lena Martins, uma artesã,  educadora popular e militante do movimento de mulheres negras. Seu trabalho iniciou-se em 1988 na Cidade de Deus, no Rio de Janeiro e consiste na construção de bonecas negras feitas com sobras de tecidos de confecções, sem uso de costura ou de cola.

Inspiradas em personagens do carnaval, cotidiano, circo, contos de fadas, lendas e orixás, as Bonecas Abayomi, sempre negras, buscam reconhecer a importância da identidade e cultura afro-brasileira para superar a desigualdade de gênero e racial, integrando a memória do país e a tradição dos saberes populares.

“Passa, passa gavião, todo mundo é bom”

[youtube wiX8pJtOgQE nolink]

Cerca de 30 pessoas participaram da oficina ministrada por Lena Martins nesta tarde de sábado na 17º FEICOOP, em parceria com o Museu Treze de Maio, no espaço denominado “África/Brasil – Memória e Cultura”. Além do trabalho com tecido, a oficina contou com realização de exercícios, místicas e cantigas de roda. O uso de ervas foi utilizado tanto para a montagem dos bonecos-bebês Abayomi quanto para lembrar que “todos nós fazemos parte da natureza”.

Texto: Francine Nunes

Fotos: Marcelo Cabala

Tags:,
Postado por: TV OVO

Comentários

Uma resposta para “Retalhos brasileiros: Abayomi”

  1. Maria Antonia D'Arc disse:

    Boa noite,

    Lena, sou apaixonada pelas Abayomis, fui presenteada por uma amiga e realmente foi um encontro feliz. Moro em São Paulo e agora assistindo esse video vc disse que já expos aqui, gostaria de fazer sua oficina, quando é que vc volta trazendo essa qualidade maravilhosa?

    Parabens,

    ma

Deixe uma resposta