É possível jogar com outra economia? julho 10, 2010


“Como jogar um jogo onde não há vencedores ou perdedores” assim começou a Oficina de Construção de Jogos Solidários no sábado à tarde dentro das atividades da FEICOOP no Colégio José Otão. A oficina foi ministrada por Robson Patrocínio e Gabriela Caspary que vieram do Rio de Janeiro para uma troca de informação para a construção de jogos solidários.
A idéia dos jogos solidários é de promover uma partilha de vivencias das ONG’S e dos movimentos sociais para a construção de um jogo pedagógico voltado para adultos e crianças para a pensar a economia de forma diferente, tendo uma visão do micro para o macro.
Dentro da oficina se discutiu a origem da palavra economia e suas particularidades dentro de cada período da história da sociedade. Segundo a ministrante Gabriela Caspary “saímos de uma economia organizada pela partilha na pré-história para uma economia individualista e neoliberal.” Dentro destas críticas ao atual sistema econômico o outro ministrante Robson Patrocínio acredita que as ações organizadas podem contribuir para que se possa pensar que uma outra economia é possível. Para ele a partir das trocas de idéias e partilhas de informações é possível contribuir para que se possa continuar com a discussão sobre a economia solidária.
Robson Patrocínio e Gabriela Caspary trabalham no PACS (Instituto de Políticas Alternativas para o Cone Sul) uma ONG do Rio de Janeiro há 12 anos. A instituição promove formações junto aos movimentos e outros atores sociais na busca de se pensar e se fazer diferente o sistema sócio-econômico.
Texto por: Carolina Moro
Fotos por: Felipe Capeleto

[youtube KB1RN1QqySQ nolink]

Tags:, ,
Postado por: TV OVO

Comentários

Deixe uma resposta