Sebos: uma outra opção na Feira do Livro abril 26, 2010


Quem passa pela Feira do Livro tem a oportunidade de visitar a barraca do Sebo da Riachuelo, que é uma idealização do livreiro Juarez Saraiva. Nascido em Dom Pedrito, o ex-bancário decidiu transformar sua antiga paixão pelos livros usados em uma profissão.

Fascinado por livros de segunda mão desde a juventude, ainda quando estudante, Juarez acredita que ”as primeiras edições dos livros são as mais fiéis à original do autor”. Em 1998, passou a dedicar seu tempo para o Sebo, um dos mais antigos em atividade da cidade.

Juarez: o livreiro apaixonado pela História do Rio Grande do Sul

Juarez explica que Sebo é o nome dado aos comércios de troca-troca, venda e compra de livros usados. Em outra época, quando não existia energia elétrica, as pessoas faziam suas leituras ao lado de uma vela. As páginas acabavam impregnadas pela parafina da vela. Outra explicação dada pelo livreiro é que as páginas ficam marcadas ao serem folheadas.

Além de ser uma alternativa mais barata para a compra de livros, é no Sebo que se encontram livros raros ou com edições esgotadas.

Durante a Feira do Livro de Santa Maria, compareça à barraca do livreiro Juarez. Além de levar para a sua casa um livro, você estará fazendo parte da história dele.

Texto: Júlia Schnorr e Luriane Melo

Foto: Júlia Schnorr

Postado por: TV OVO

Comentários

Uma resposta para “Sebos: uma outra opção na Feira do Livro”

  1. Andressa disse:

    Parabéns pela cobertura! Vamos agitar as colaborativas e mostrar a cultura de Santa Maria!

Deixe uma resposta